Quatro atividades que acontecem nesta semana marcam o encerramento da programação especial do Agosto Indígena que o Sesc Registro está realizando este mês para celebrar a luta e a cultura dos povos originários. São elas: a oficina sobre a Língua Guarani, o show com a rapper indígena Anarandá, Grafismos para Bebês e Crianças e o espetáculo de teatro Cortejo Encantado. Todas gratuitas.
Na oficina Guarani: a Língua do Povo, o professor Marcos Karai, liderança da Tekoa Arandu, localizada no município de Itariri/SP, vai contar aos participantes sobre a história e algumas raízes da língua originária Guarani. O guarani (ˈɡwɑːrəni ou guaraniñe'ẽ) significa "A língua do povo", um idioma originalmente indígena da América do Sul e pertencente à família Tupi-Guarani, do tronco linguístico Tupi. O Guarani é língua oficial para os trabalhos no Mercosul, junto com o português e o espanhol, e uma das variedades da Língua, o Mbya, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como referência cultural brasileira.
Na oficina, os participantes vão poder experimentar os fonemas principais da língua original da maior população indígena da América Latina. A atividade é gratuita e acontece nesta quinta, dia 24, às 17h, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Registro. Vagas limitadas e inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Na sexta, dia 25, será a vez da rapper MC Anarandá mostrar sua música no show que acontece na Área de Convivência, com início às 20h. Ana Lúcia Rossate, conhecida como Anarandá, é da etnia Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul. É também atriz, professora de Guarani, mãe e estudante, uma multiartista que resolveu cantar o respeito às mulheres e denunciar o preconceito contra os povos indígenas. No palco do Sesc Registro, Anarandá traz as lutas, mas também a força e o encanto dos povos originários. O show é gratuito, sem retirada de ingressos.
No sábado e no domingo, dias 26 e 27, terá a vivência Grafismos para Bebês e Crianças, em que serão desenvolvidas atividades lúdicas com grafismos indígenas para pintura de rostos e corpos, usando tintas naturais, argila, terra e carimbos de grafismos tradicionais, inspirados em povos originários do Amazonas. A atividade acontece no Espaço de Brincar, a partir das 14h, voltada para crianças até 6 anos, acompanhadas por adulto de referência.
Já no final da tarde de domingo, dia 27, acontece o espetáculo de teatro Cortejo Encantado, apresentando os cantos, danças e rituais que celebram seres encantados e elementos da natureza. Produzido pelo grupo Refinaria Teatral, o espetáculo traz músicas e torés (danças) tradicionais da cultura indígena Guarani e do povo Kariri-Xocó, que habita Terra Índígena em região do baixo São Francisco (Alagoas). O cortejo cênico narra as passagens terrenas dos seres encantados, presentes em distintas manifestações dos povos tradicionais. A direção do espetáculo é de Daniel Alves Brasil, que também assina as máscaras e adereços, e os figurinos são de Lilian Kawatoko. Em cena os atores Ana Szcypula, Noemi Ayka, Chris Cruz e Elmar Bradley, além dos músicos Flávio Hernandes e Adriana Napoli. Participam os artistas indígenas Yradzu Kariri-Xocó, Kaye Kariri-Xocó, Awyrã Kariri-Xocó e Aratamã Kariri-Xocó.
Serviço:
Agosto Indígena - Sesc Registro
Oficina
Guarani: a língua do povo
Quinta, dia 24, 17h.
Com Marcos Karai, da Tekoa Arandu de Itariri/SP.
Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.
Espaço de Tecnologia e Artes.
Show
MC Anarandá
Com MC Anarandá
Sexta, dia 25, 20h.
Grátis. Sem retirada de ingressos. Área de Convivência.
Vivência
Grafismos para Bebês e Crianças
Com Grupo de Artes Dyroá Bayá
Sábado e Domingo, dias 26 e 27, 14h.
Grátis. Espaço de Brincar.
Teatro
Cortejo encantado
Com Refinaria Teatral.
Domingo, dia 27, 17h.
Grátis. Sem retirada de ingressos. Área de Convivência.
Mín. 17° Máx. 21°