Nesta última terça-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar Rodoviária e a Polícia Militar Ambiental prestaram apoio à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em uma das maiores operações de fiscalização de veículos a diesel do Brasil.
As fiscalizações ocorreram em estradas e avenidas do estado de São Paulo, onde 30.648 caminhões foram fiscalizados e 487 autuados por emissão de fumaça preta acima do limite estabelecido na legislação.
A fiscalização de fumaça preta emitida por veículos a diesel integra o calendário da “Operação Inverno”, uma campanha anual, realizada de maio a setembro, pela CETESB, com o objetivo de reduzir a ocorrência de episódios críticos de poluição do ar no inverno, quando as condições meteorológicas costumam ser desfavoráveis à dispersão dos poluentes.
A megaoperação, apesar do caráter fiscalizatório, tem o objetivo de conscientizar os motoristas da importância de manter o motor de seu caminhão regulado.
Um veículo ajustado emite menos fumaça preta, economiza combustível, aumenta a sua vida útil, evita multas e, principalmente, contribui para reduzir a poluição do ar.