A ansiedade é algo comum em qualquer pessoa, mas a partir do momento em que passa a interferir e prejudicar a qualidade de vida de alguém, se torna algo preocupante e que precisa ser cuidado.
Trata-se de um termo geral que abrange diversos distúrbios dos quais causam nervosismo, medo, preocupação e apreensão excessiva. Uma reação que as pessoas adquirem em decorrência a inúmeras situações cotidianas.
Entretanto, até que ponto deixa de ser um sentimento de "ansiedade normal", ou algo patológico? Pensando neste questionamento, a especialista em neuropsicologia e neurofeedback Rosmeiri Magario, de Santos, explica os sintomas, tratamentos e demais informações necessárias para saber sobre o tema.
1- Sintomas que indicam a ansiedade
Situações em que a pessoa se sinta com medo, o coração acelerado, com sudorese (suor), não dorme direito, fica agoniada, pensamentos se as coisas vão dar certo ou não, se fica preocupada com coisas que ainda não aconteceram, são sintomas de ansiedade normal. Entretanto, a doença se torna patológica quando começa a interferir na vida dos indivíduos, por exemplo, quando acarreta ao pânico, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), pois o coração passa a acelerar, os batimentos pioram, em alguns casos pode amortecer a perna, ou transpiram, isso se torna um problema. É necessário, nestes casos, passar em um médico psicólogo, psiquiatra ou fazer terapia.
2- Outros sintomas além dos clínicos
Quem tem um controle excessivo de tudo (perfeccionismo), a dificuldade de se concentrar, dificuldade para dormir, para dizer "não", é irritada, procrastina ou apresenta problemas gastrointestinais.
3- Faixa etária
Não existe faixa etária mais afetada. "Outro dia atendi uma criança de 3/4 anos que é muito ansiosa, também uma menina de 5 anos com o mesmo problema, assim como muitas pessoas adultas e jovens que adquiriram ansiedade, até por conta da pandemia, pois ficaram em casa muito tempo, o que piora os casos", relata a doutora.
4- O que pode provocar a doença
Traumas, estresse.. Ansiedade é algo que você não nasce com ela, mas adquire durante sua vida. Tudo o que ouve de pessoas, em casa ou na escola, acaba te tornando ansioso (a).
5- Como tratar
Dependendo do grau, se você estiver com ansiedade patológica, é necessário realizar consultas no médico e ele irá medicar. É muito importante fazer um exercício de Mindfulness, de respiração, físicos, proucurar se organizar com suas coisas.
"Em relação aos exercícios de respiração, os quais são essenciais, trabalho com feedback, um exercício que trabalha a função cardíaca. E como é feito pelo computador, a pessoa visualiza tudo o que acontece com ela".