Saúde CONSAÚDE
Gestores municipais e procuradores participam do 1° Seminário de Gestão em Saúde
Reunindo público dos municípios do CONSAÚDE, o evento teve parceria do TCE-SP
15/08/2023 14h14 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Consaúde

O 1º Seminário de Gestão em Saúde do Vale do Ribeira. promovido pelo CONSAÚDE em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - TCESP - UR-12 Registro, aconteceu na primeira semana de agosto, no Auditório do CONSAÚDE. O evento reuniu um público de cerca de 80 participantes, entre prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, secretários e diretores municipais de saúde.

A primeira palestra da tarde foi liderada por representantes do TCE-SP, o diretor técnico do Tribunal de Conta do Estado de São Paulo - TCESP - UR-12 Registro, Dr. Rodrigo Corrêa da Costa, o Chefe Técnico de Fiscalização, Alexandre Violato Peyerl e o Agente da Fiscalização, Eduardo Bouçós Xavier. Com o tema “Terceirização dos Serviços de Saúde”, eles discorreram sobre Contratos de Gestão, Consórcios de Saúde e Contratos de Programa. Eles falaram sobre formas de prestação de serviço, as principais formas de contratação, trouxeram um mapa das Organizações da Sociedade Civil no Brasil e dados da saúde no Vale do Ribeira, inclusive do CONSAÚDE em 2022.

Continua após a publicidade

Eles falaram também da importância dos Consórcios Públicos como instrumento para o planejamento local e regional e as vantagens, como fomento ao desenvolvimento regional e ampliação na capacidade de atuação em conjunto. Sobre perspectivas de futuro, foi citado, em específico, duas novas formas de contratualização, que é o Contrato de Impacto Social (CIS) e Grupos de Diagnósticos Relacionados – DRG, este último que propõe sistematizar os recursos consumidos pelo hospital a cada paciente internado.

Continua após a publicidade

Para finalizar, o diretor técnico do TCE mencionou quais as principais irregularidades encontradas nas contratações que são feitas, seja em contratos de gestão ou contrato administrativo na área de saúde.

Continua após a publicidade

Uma das coisas mais interessantes que consta no Contrato de Impacto Social é se existem metas claras qualitativas e quantitativas para a melhora da política pública e que isso chegue no cidadão. Ter um contrato de gestão que preveja apenas a satisfação do usuário e não se preocupe com a condição de saúde da população não é adequado, é necessário trabalharmos com índices reais, factíveis e palpáveis, quero deixar essa reflexão. Na saúde não dá pra usar de forma ineficiente os recursos, vamos prezar por uma gestão qualificada, técnica e conhecida, para que a gente possa alcançar essa excelência que é o SUS em nosso país”, comentou Rodrigo.

Já a diretora administrativa do CONSAÚDE, Patricia Iwamoto Costa, falou sobre as modalidades de contratação por meio de Credenciamento e Convênio para prestação de serviços.

A ideia do Seminário é a de apresentar o CONSAÚDE como uma instituição capaz de gerenciar equipamentos de saúde dos municípios consorciados, além dos serviços já ofertados, uma vez que o Consórcio, por sua natureza jurídica, é uma autarquia dos municípios, dessa forma, é possível aos entes consorciados estabelecer Convênios com o CONSAÚDE para gerenciar e executar serviços de saúde em suas unidades com vistas ao melhor atendimento à população, de forma transparente, eficiente, rápida e assertiva”, finalizou o diretor-superintendente do CONSAÚDE, Rildo de Jesus.