Para construir um diagnóstico da vocação econômica do Vale Ribeira e elaborar um plano de ação a curto prazo, empresários, organizações e poder público estiveram reunidos na manhã de ontem (1/8), no Auditório do SENAI, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Estado, Jorge Lima, para participarem do evento Coalização Vale Ribeira. A proposta do evento é criar uma agenda de desenvolvimento, entre diversos setores, visando atrair novos negócios para a geração de emprego, renda e mais qualidade de vida para a população.
De acordo com o Prefeito de Registro, Nilton Hirota, a iniciativa do Governo do Estado vai ao encontro das metas estabelecidas na gestão municipal. “Entendemos que é necessário que o poder público assuma o seu papel indutor de iniciativas que resultem em mais investimentos, por meio de novos empreendimentos. Com todas as metas estabelecidas, queremos alcançar o resultado com mais desenvolvimento e geração de oportunidades. Agradecemos ao Governador Tarcísio de Freitas, a Primeira-dama, Cristiane Freitas e ao Secretário de Estado, Jorge Lima, por priorizarem a nossa região no planejamento de crescimento do Estado”.
Para o Secretário de Estado, Jorge Lima, o ponto crucial de partida para o desenvolvimento do Vale do Ribeira é a elaboração de um projeto com agendas definidas. “Precisamos ter claro o que é possível fazer a curto, médio e longo prazo, respeitando a vocação econômica da Região. Por esse motivo, durante toda semana, será realizada uma programação com alguns setores do Governo do Estado, SEBRAE, Fundo Social do Estado de São Paulo, Invest-SP e Desenvolve-SP, para que possamos ter bem definidas as ações para a atração de novos investimentos. É fundamental uma atuação proativa das prefeituras para que as parcerias funcionem efetivamente”.
Estarão diretamente envolvidos os seguintes representantes do Governo do Estado: Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; Secretaria de Esportes; Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a Secretaria de Turismo e Viagens. A programação será composta por fóruns, divididos por microrregiões para a elaboração de diagnóstico e construção de plano para curto prazo no Vale do Ribeira.
A microrregião A contará com os seguintes municípios: Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Eldorado, Iporanga e Jacupiranga. Microrregião B: Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-Açu e Pedro de Toledo. Microrregião C: Itariri, Juquiá, Miracatu, Registro e Sete Barras.