Vale do Ribeira Sesc Registro
Mitos e verdades sobre amamentação e importância de redes de apoio são temas de palestras no Sesc Registro
Atividades gratuitas fazem parte do projeto “Do Peito ao Prato” realizado pelo Sesc SP na Semana Mundial do Aleitamento Materno.
02/08/2023 10h24 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Sesc Registro

O Sesc Registro realiza nesta semana duas atividades que integram a programação do projeto Do Peito ao Prato, realiza do pelo Sesc São Paulo em todo o Estado. Nesta quinta edição, o projeto aborda a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida adulta. As ações ocorrem nos dias 5 e 6 de agosto, sábado e domingo.

A programação acontece concomitante à Semana Mundial do Aleitamento Materno, coordenada no Brasil pelo Ministério da Saúde. O “Agosto Dourado” busca conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. As iniciativas têm o objetivo de incentivar a amamentação exclusiva at é os seis meses de vida do bebê e a continuidade até os dois anos de idade ou mais, associada a uma alimentação complementar adequada.

No sábado (dia 5), às 14h, será realizada a palestra Amamentação e vínculo afetivo – Mitos e verdades sobre amamentação, com a nutricionista e mestranda em Saúde Coletiva, Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes. Partindo das recomendações da Organização Mundial de Saúde, será apresentada a importância do leite materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta, além de discutidos temas como desenvolvimento humano nos primeiros mil dias de vida, as crenças populares e verdades científicas sobre a amamentação.

Já no domingo (dia 6), também às 14h, a nutricionista Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes conversa com o público sobre Rede de Apoio: divisão de responsabilidades e introdução alimentar complementar. Ela vai falar sobre a importância dos cuidados com a mãe durante o período de amamentação e sobre como introduzir a alimentação complementar saudável, abordando aspectos que demonstram quanto a amamentação contribui para evitar a seletividade alimentar.

As atividades são gratuitas e direcionadas a gestantes, tentantes e lactantes e abertas às demais pessoas interessadas no tema.

Continua após a publicidade