O Sesc Registro realiza nesta semana duas atividades que integram a programação do projeto Do Peito ao Prato, realiza do pelo Sesc São Paulo em todo o Estado. Nesta quinta edição, o projeto aborda a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida adulta. As ações ocorrem nos dias 5 e 6 de agosto, sábado e domingo.
A programação acontece concomitante à Semana Mundial do Aleitamento Materno, coordenada no Brasil pelo Ministério da Saúde. O “Agosto Dourado” busca conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. As iniciativas têm o objetivo de incentivar a amamentação exclusiva at é os seis meses de vida do bebê e a continuidade até os dois anos de idade ou mais, associada a uma alimentação complementar adequada.
No sábado (dia 5), às 14h, será realizada a palestra Amamentação e vínculo afetivo – Mitos e verdades sobre amamentação, com a nutricionista e mestranda em Saúde Coletiva, Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes. Partindo das recomendações da Organização Mundial de Saúde, será apresentada a importância do leite materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta, além de discutidos temas como desenvolvimento humano nos primeiros mil dias de vida, as crenças populares e verdades científicas sobre a amamentação.
Já no domingo (dia 6), também às 14h, a nutricionista Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes conversa com o público sobre Rede de Apoio: divisão de responsabilidades e introdução alimentar complementar. Ela vai falar sobre a importância dos cuidados com a mãe durante o período de amamentação e sobre como introduzir a alimentação complementar saudável, abordando aspectos que demonstram quanto a amamentação contribui para evitar a seletividade alimentar.
As atividades são gratuitas e direcionadas a gestantes, tentantes e lactantes e abertas às demais pessoas interessadas no tema.