Vale do Ribeira Atenção
CONSAÚDE toma providências contra tentativas de golpes
Consórcio protocolou pedido de abertura de inquérito policial para apuração do uso indevido do nome da instituição em ações que configuram estelionato
01/08/2023 11h47
Por: Redação Fonte: Consaúde

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira – CONSAÚDE tomou conhecimento, por meio de sua Ouvidoria, do uso indevido do nome da instituição por golpistas, em práticas ilícitas. Visando o amparo legal da instituição e de seus usuários, na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, a equipe da Procuradoria Jurídica Geral do CONSAÚDE – representada pelo procurador jurídico geral, Everton Meyer; o procurador, Gabriel Oliveira, e o assessor jurídico, Adriano Valente – protocolou um pedido de abertura de inquérito policial na Delegacia de Polícia de Pariquera-Açu, solicitando as devidas providências legais à autoridade policial.

As ações consistiam em tentativas de golpes contra familiares de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), administradas pelo HRLB/CONSAÚDE, alegando que seria necessário uma quantia financeira para cobrir custos de procedimentos necessários para a recuperação do paciente, induzindo as pessoas ao erro, solicitando a transferência do montante por meio de PIX ou transferência bancária, alegando tratar-se de um pedido do próprio CONSAÚDE.

Continua após a publicidade

O CONSAÚDE esclarece e reitera que não faz e não autoriza que seja feito esse tipo de solicitação, uma vez que todos os serviços ofertados são subsidiados pelo SUS. O procurador do CONSAÚDE, Everton Meyer, entregou em mãos o protocolo ao Delegado de Polícia Titular, Dr. Fábio Américo Ribeiro Maia, que prontamente determinou a instauração do competente inquérito para investigação do caso. “Entendemos a gravidade dos fatos narrados, que podem prejudicar os cidadãos, familiares e o próprio CONSAÚDE e a procuradoria não medirá esforços na busca de todas as medidas legais para inibir atos criminosos que usam ilegalmente o nome da instituição”, comentou o procurador.

Continua após a publicidade