Saúde ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dieta à base de vegetais ganha cada vez mais adeptos pelo Brasil
Nutricionista fala sobre os benefícios da prática e dá algumas dicas
23/05/2022 10h02
Por: Redação

Cada vez mais brasileiros buscam por uma alimentação saudável e que também diminua os impactos ambientais causados pelo consumo e o perfil alimentar dos conhecidos como flexitarianos ou reducetarianos, ou seja, quem reduz o consumo de carnes e dá prioridade a alimentos à base de vegetais, representa hoje 30% da população brasileira.

E esse comportamento, que foi muito impulsionado pela pandemia do coronavírus e preocupação com a saúde, elevou a popularidade dos alimentos feitos à base de plantas. Atualmente, o Brasil registra mais de 30 milhões de pessoas que se identificam como vegetarianas – número duas vezes maior quando comparado ao de 2012 e, de acordo com o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

Continua após a publicidade

"Por ser rica em fibras, antioxidantes e outros fito-nutrientes, uma dieta à base de vegetais está diretamente relacionada com riscos reduzidos de diversas doenças como cardiovasculares, diabetes do tipo 2, colesterol, acidente vascular cerebral, hipertensão, alguns tipos de câncer e obesidade", explica a nutricionista Marcela Almeida Silva Albuquerque, que atua em Guarujá.

Continua após a publicidade

Mas atenção. Marcela explica que não se trata apenas de eliminar ou limitar o consumo de carne. Para obter os benefícios da dieta vegetariana é preciso ter certeza de que os alimentos vegetais que está consumindo são saudáveis. Isso significa que grãos integrais, legumes, frutas, vegetais e óleos saudáveis (como o azeite de oliva), devem ser priorizados na dieta.

Continua após a publicidade

"Uma boa alternativa são as PANC, plantas alimentícias não convencionais, que podem ser consumidas cruas, complementando e diversificando as refeições, como begônia, dente-de-leão, hibisco e flor de abóbora. Afinal, ser saudável não é apenas escolher os alimentos que serão ingeridos, é também ter consciência de que nossas escolhas afetam o planeta e todos os seres vivos".