Você que trabalha utilizando computador ou em algo que precise fazer sentado já reparou como é sua postura durante sua jornada de trabalho?
Uma parte da população passa ao menos oito horas por dia trabalhando sentada. No entanto, se o assento for inadequado e a posição à mesa de trabalho também, com o tempo a pessoa pode desenvolver dores musculares por causa da má postura. Por isso, o correto é usar sempre cadeiras com encosto apropriado, mantendo a postura ao usar o teclado ou mouse.
O fisioterapeuta Avelino Buongermino, de Santos, aconselha que é importante se certificar de manter o dorso apoiado no encosto da cadeira e os pés encostados no chão ou apoiados em um suporte apropriado, além de manter os joelhos em ângulo maior que 90º. O monitor e o teclado devem ficar em frente ao usuário, para que não seja necessário deixar o pescoço em posição incorreta. O ante braço também pode ser afetado pela má postura, por isso devem estar em uma posição apoiados, durante a digitação por exemplo.
"A repetição de movimentos de forma errada, a postura incorreta e até mesmo a pressão psicológica no trabalho pode provocar lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)", explica o doutor.
Segundo Avelino, uma das formas de prevenção das dores musculares relacionadas ao trabalho, além do alinhamento da postura e controle do estresse, são as pausas de dez minutos a cada 2 horas trabalhadas, praticar exercícios aeróbicos, pois eles ajudam no condicionamento físico, melhoram a resistência cardiovascular e colaboram para diminuir a tensão de quem usa computador todos os dias. A natação com orientações de um profissional irá ajudar bastante, ou uma atividade que o paciente goste, sem sobrecarregar a coluna vertebral.
Ele enfatiza que é importante consultar um médico caso as dores se tornem frequentes.
Em consonância aos cuidados que devem ser tomados no cotidiano das pessoas, o fisioterapeuta relata que não é só o trabalho o responsável por provocar dores musculares na coluna vertebral. Os movimentos aparentemente inocentes que fazemos no dia a dia ao levantar um peso, cozinhar, varrer a casa, lavar louças ou roupas, entre outras atividades, também podem provocar problemas musculares se feitos de forma incorreta.
Ele aponta algumas indicações para manter a postura alinhada:
1- Deitar ou levantar da cama: o problema pode começar ao levantarmos ou deitarmos na cama. Apesar de muito comum, é errado chegar e se jogar na cama. O ideal é sentar-se na borda do colchão, deitar-se de lado com o auxílio do cotovelo e da mão e, nesse mesmo momento, levar as pernas do chão em direção à cama. Esses passos simples ajudam a diminuir a sobrecarga muscular, evitando dores.
2- Dormir de lado: passamos uma porção significativa do dia deitados. Por isso, é importante cuidar da postura nesse momento, para que as dores musculares não apareçam no dia seguinte. A melhor posição para dormir é a de lado, com um travesseiro ajustado sob a cabeça e outro entre os joelhos, de forma a preservar o alinhamento da coluna. Experimente fazer essa mudança, e o corpo agradecerá.
3- Escovar os dentes: essa tarefa tão corriqueira é também capaz de provocar dores na coluna. É errado curvar as costas para frente, de modo com que a cabeça penda para baixo. Essa posição sobrecarrega tanto o pescoço como a região lombar. O correto é inclinar levemente o tronco para frente, fazendo com que seja o quadril a trabalhar, e não a coluna. Contrair o abdômen nesses momentos também é de grande valia, pois ele ajuda na estabilização das costas. Se possível, apoie a mão livre na pia e um dos pés em uma banqueta, distribuindo assim o peso do corpo.
4- Calçar sapatos ou meias: essa orientação vale para qualquer atividade que exija movimentos semelhantes. O mais comum ao calçar um sapato é curvar o tronco para frente, buscando alcançar os pés com as mãos, ou calçar os sapatos em pé. No entanto, são posturas que trazem danos à coluna. O ideal, portanto, é sentar-se para fazer essa atividade, cruzando a perna de maneira com que seja possível alcançar os pés sem ter de curvar a coluna para frente.
Atualmente existem vários tipos de tratamentos para melhorar as dores na coluna vertebral, basicamente na fisioterapia são utilizados meios analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda, com vários tipos de aparelhos, assim como os exercícios específicos de RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates.
"Consulte sempre um profissional antes de iniciar qualquer tratamento ou atividades físicas, uma boa avaliação inicial vai ajudar muito no resultado final" pondera Avelino.