A Prefeitura realizou um novo leilão online de bens inservíveis (veículos e sucatas), no último dia 05 de julho, arrecadando um total de R$ 1.094.420,00 (um milhão, noventa e quatro mil e quatrocentos e vinte reais). Este foi o segundo de três leilões previstos pela Administração Municipal. No dia 27 de abril, o primeiro leilão realizado rendeu para os cofres municipais R$ 631.000,00 (seiscentos e trinta e um mil reais).
A sessão realizada por meio eletrônico esteve mais uma vez sob a responsabilidade da Leiloeira Oficial Erica Cristina Borro, inscrita na JUCESP 1109. O edital regulador do certame e seus anexos foram disponibilizados no site oficial do município e da empresa leiloeira, como ainda no Diário Oficial do Município, Diário Oficial do Estado e mural do Paço Municipal.
No total, 34 lotes passaram por avaliação prévia para ter seus valores fixados, sendo arrematados pela melhor oferta.
Entre os itens já sem serventia para o município foram reunidos basicamente veículos e máquinas. Três (03) ambulâncias não receberam lance, segundo informado pela dificuldade imposta ao adquirente de alterar o uso do veículo para outros fins.
Os itens foram vendidos no estado de conservação e condição encontrados, sem garantia de funcionamento ou aproveitamento, pressupondo-se exame prévio pelos interessados.
Por sua vez, os lances em leilão têm como pressuposto ser iguais ou superiores aos valores pré-estabelecidos, com pagamento somente à vista.
Registre-se que os bens inservíveis e agora por fim sendo leiloados encontravam-se havia tempo no pátio de serviços da Prefeitura, atravessando diferentes administrações, com apontamentos seguidos do Tribunal de Contas do Estado, diante a inércia do Município para se desfazer dos mesmos.
A Prefeitura está realizando licitação pública para o aluguel de veículos, à semelhança do que já ocorre com máquinas e equipamentos, tratando-se de uma opção indiscutível de economia, considerada a extensa e pesada lista de gastos com manutenção preventiva e corretiva, como: revisão, mecânica, funilaria, lanternagem, elétrica, eletrônica, suspensões e amortecedores, guincho, seguro e outros cuidados relativos que se deve ter com um veículo. A modalidade de locação de veículos, já adotada por inúmeras administrações, contorna esses problemas. Isso porque a empresa responsável por fornecer os veículos deve, obrigatoriamente, realizar a manutenção e arcar com o seguro dos mesmos, gerando uma economia substancial para o Poder Público.