Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Morre Siqueira Campos, ex-deputado, ex-governador e idealizador do estado do Tocantins
Governo do Tocantis Siqueira Campos foi deputado de 1971 a 1988 Morreu nesta terça-feira (4), aos 94 anos, o ex-deputado e ex-senador José Wilson...
05/07/2023 10h26
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias

Morreu nesta terça-feira (4), aos 94 anos, o ex-deputado e ex-senador José Wilson Siqueira Campos. O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).

Nascido em Crato (CE), Siqueira Campos foi o idealizador da criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, o último de 2011 a 2014. Também foi deputado federal por quatro mandatos, além de atuar na Assembleia Nacional Constituinte (1971 a 1988).

Continua após a publicidade

Em julho de 2019, foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL).

Continua após a publicidade

Homenagens
Parlamentares pelo Tocantins usaram as redes sociais para se despedir de Siqueira Campos.

Continua após a publicidade

"Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a nossa região. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras", tuitou o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

“Hoje nos despedimos de um grande líder, Siqueira Campos. Seu legado de luta pelo povo e desenvolvimento do Tocantins jamais será esquecido”, publicou o senador Irajá (PSD).

“O Tocantins está de luto! Hoje nos despedimos de um homem visionário que, sem ele, talvez o nosso Estado ainda seria norte goiano. Todos nós, tocantinenses de nascença e de coração, sabemos da importância histórica e política [de Siqueira Campos] para o nosso Estado e para as nossas vidas", disse a senadora Professora Dorinha (União).

Já Eduardo Gomes (PL) escreveu: "O Tocantins despede-se hoje de seu grande líder, Siqueira Campos, comandante de uma epopeia que culminou na criação do mais novo estado da federação."