A Associação Eduardo Furkini e o Fundo Social de Solidariedade de Iguape [SP] realizam neste sábado, 8 de julho, a partir das 14h, um evento para marcar o encerramento da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e corações em tecido das cidades do Vale do Ribeira para a 12ª Ação do Coração.
Uma extensa programação com artistas da região está prevista para o evento, gratuito, que ocupará a Praça da Basílica, no Centro iguapense. Os músicos Marcos Machado, Netto Pio & Carlinhos Monteiro, a cantora Heloísa Gilbertone, a Cia Ballet Gabriela Falquette, a Banda Municipal Maestro Aquilino Jarbas de Carvalho, o Coral da Melhor Idade e as quadrilhas juninas Tia Lú e da Escola Municipal Benedito Rosa Carneiro estão entre atrações confirmadas.
As doações recebidas no Vale do Ribeira revertem-se para os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade das cidades e são direcionadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Já os corações confeccionados em Iguape – sede da campanha na região – e nos municípios vizinhos serão trazidos para Santos [SP], juntando-se aos milhares que serão distribuídos durante e após o evento principal da campanha, marcado para domingo, 6 de agosto, na Praça Mauá.
O tema da edição deste ano, é Viva Plenamente o Dom da Vida Com Amor, com foco na saúde mental.
Na visão de seu idealizador, o ator e arte-educador Alexandre Camilo, o impacto emocional do pós-pandemia aumenta a importância de ações de divulgação e campanhas de conscientização para desmistificar tabus associados à saúde mental e estimular a busca por ajuda profissional. "Cuidar, ser solidário, ter empatia e respeito pelo próximo são ações que nos permitem vivenciar plenamente o dom da vida", afirma Camilo.
Ele lembra que no dia 6 de agosto haverá um posto para recebimento de doações na Praça Mauá.
Como nas edições anteriores, o montante arrecadado será repartido entre o Fundo Social de Solidariedade de Santos e os Fundos Sociais de Solidariedade das cidades do Vale do Ribeira que aderiram à Ação em 2023. Além disso, também já é possível colaborar com a campanha levando doações à sede da Associação Eduardo Furkini, em Santos [Av. Dr. Bernardino de Campos, 74, Vila Belmiro], de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30.
Histórico – Desde 2012, em nove edições presenciais e duas online (2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19) a Ação do Coração reuniu mais de 235 mil pessoas e distribuiu mais de 1,1 milhão de corações confeccionados por seus voluntários, além de mais de 206 toneladas de alimentos, 50 mil brinquedos e 260 mil peças de roupas.
Atualmente a campanha contempla comunidades em situação de vulnerabilidade na Baixada Santista, no Vale do Ribeira e em outros nove núcleos, em oito estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Paraná), além do Distrito Federal. Há dois anos, o aplicativo oficial da campanha, disponível para celulares do sistema Android e IPhone, também recebe as doações, inclusive internacionais.
A campanha foi criada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini (1979-2011)após terem presenciado juntos uma ação semelhante em uma viagem à Europa e projetarem realizá-la um dia no Brasil. Fundada em 2011, a Associação Eduardo Furkini é a realizadora da iniciativa desde então. Já o “Dia da Ação do Coração” integra o Calendário Oficial de Santos (Lei Municipal 2.884) desde 2012 e é celebrado em 2 de agosto.