Vale do Ribeira Capacitação
Professores de Iguape participam de capacitação do projeto ‘Libras +’
Foram abordados entre outros temas, aspectos da surdez e sua implicação na aprendizagem da criança; graus das perdas auditivas; dispositivos eletrônicos
26/06/2023 20h44
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Iguape

Na sexta-feira (23/06), 68 professoras da rede municipal de ensino de Iguape participaram da formação sobre o projeto ‘Libras +’. A capacitação foi no prédio do antigo Paço Municipal, no Centro Histórico, em duas turmas, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, coordenada pelo  professor Victor Hugo, pós graduado em Libras, e com a professora, fonoaudióloga e intérprete de Libras, Amanda Ballarin, da Editora Foccus. 

O conteúdo do encontro formativo contemplou: aspectos da surdez e sua implicação na aprendizagem da criança; graus das perdas auditivas; dispositivos eletrônicos – o uso e suas implicações em sala de aula; estratégias de criação, adaptação de material em sala de aula e estratégias na aplicação do projeto na rede municipal de ensino.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Iguape adquiriu material pedagógico para as escolas utilizarem em todas as salas de aula desde o maternal até o 5º ano, com o objetivo de promover melhores condições para o desenvolvimento da competência 4 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista, que propõe “utilizar diferentes linguagens — verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital —, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo”.

Continua após a publicidade

Essa capacitação proporcionou momentos significativos de estudo para os professores da rede municipal de ensino que puderam ter contato direto com professor surdo, que ensinou estratégias que podem beneficiar a todos os alunos em sala de aula, ampliando a visão sobre a Língua de Sinais Brasileira e a diversidade que há na comunicação entre os seres humanos.

Continua após a publicidade

Na abertura do evento o secretário municipal de Educação professor Gabriel Marcos Spinula parabenizou às professoras presentes que se inscreveram espontaneamente, visando ampliar seus conhecimentos para melhor atender seus alunos. A secretária adjunta professora Mirian Fischer acompanhou todo o dia de formação. A equipe da editora Foccus dará continuidade nas formações de forma síncrona em 29 de junho e 08 de novembro, e uma segunda formação presencial em setembro, além do curso de Libras EaD no Portal Foccus para as equipes escolares municipais.