Na sexta-feira (23/06), 68 professoras da rede municipal de ensino de Iguape participaram da formação sobre o projeto ‘Libras +’. A capacitação foi no prédio do antigo Paço Municipal, no Centro Histórico, em duas turmas, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, coordenada pelo professor Victor Hugo, pós graduado em Libras, e com a professora, fonoaudióloga e intérprete de Libras, Amanda Ballarin, da Editora Foccus.
O conteúdo do encontro formativo contemplou: aspectos da surdez e sua implicação na aprendizagem da criança; graus das perdas auditivas; dispositivos eletrônicos – o uso e suas implicações em sala de aula; estratégias de criação, adaptação de material em sala de aula e estratégias na aplicação do projeto na rede municipal de ensino.
A Prefeitura de Iguape adquiriu material pedagógico para as escolas utilizarem em todas as salas de aula desde o maternal até o 5º ano, com o objetivo de promover melhores condições para o desenvolvimento da competência 4 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista, que propõe “utilizar diferentes linguagens — verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital —, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo”.
Essa capacitação proporcionou momentos significativos de estudo para os professores da rede municipal de ensino que puderam ter contato direto com professor surdo, que ensinou estratégias que podem beneficiar a todos os alunos em sala de aula, ampliando a visão sobre a Língua de Sinais Brasileira e a diversidade que há na comunicação entre os seres humanos.
Na abertura do evento o secretário municipal de Educação professor Gabriel Marcos Spinula parabenizou às professoras presentes que se inscreveram espontaneamente, visando ampliar seus conhecimentos para melhor atender seus alunos. A secretária adjunta professora Mirian Fischer acompanhou todo o dia de formação. A equipe da editora Foccus dará continuidade nas formações de forma síncrona em 29 de junho e 08 de novembro, e uma segunda formação presencial em setembro, além do curso de Libras EaD no Portal Foccus para as equipes escolares municipais.