Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissões debatem adoção de auxílio emergencial em situações de secas e enchentes
Manu Dias/GOVBA Enchente em Itamaraju, Bahia, ocorrida em 2021, e que deixou milhares de desabrigados As comissões de Direitos Humanos, Minorias ...
26/06/2023 17h30
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias

As comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; Legislação Participativa; e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizam audiência pública conjunta nesta quinta-feira (29) para discutir a adoção do Auxílio Emergencial para Situações de Emergência Decorrentes de Secas e Enchentes (AESE).  O debate será realizado às 10 horas, no plenário 2.

A audiência será transmitida pelo Youtube da Câmara.

Continua após a publicidade

Para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que pediu a audiência, o Brasil tem enfrentado graves e recorrentes problemas com enchentes, inundações e secas em todas as regiões do país, com prejuízos sociais, ambientais e materiais em escalas difíceis de mensurar.

Continua após a publicidade

"O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas alerta para alterações críticas nos padrões de chuvas no Brasil, especialmente na região central do país, devido à contínua devastação ambiental e aumento do aquecimento global. Grupos mais vulneráveis, como as mulheres em áreas de risco na periferia ou no campo, são os mais atingidos por esses desastres", observou a deputada.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, disse a deputada, é necessário "pensar em políticas públicas para a criação de um programa social a ser acionado todas as vezes que, infelizmente, cidadãos brasileiros e brasileiras forem afetados por danos e prejuízos em sua atividade econômica rural ou urbana, em que o município decretou estado de calamidade pública ou estado de emergência decorrente de seca ou enchentes". A deputada é autora do Projeto de Lei 83/22, que institui auxílio emergencial para situações decorrentes de secas e enchentes.

Debatedores
Foram convidados para o debate:
- o pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Victor Machezini;
- o estrategista sênior de Campanhas de Clima e Justiça do Observatório do Clima Igor Travassos;
- a representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Ana Moraes;
- a coordenadora da área de Direitos e Cidades do Instituto de Referência Negra Peregum, Gisele Aparecida Sá;
- o assessor da entidade Conectas Direitos Humanos Gabriel Matelli; e
- a integrante da Coalizão Negra Lídia Lins Assumpção.

Veja a lista completa de convidados.