Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (23/06) na Câmara Municipal de Cajati, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de n°36/2023, de autoria do Executivo, que fixou os novos pisos salariais dos enfermeiros, enfermeiros da saúde da família, técnicos e auxiliares de enfermagem. Esses reajustes foram concedidos após estudo orçamentário feito pelo corpo técnico da prefeitura a pedido do prefeito Luiz Koga, visando assim a adequação dos atuais salários aos novos pisos dessa categoria fixados pelo Governo Federal através da Lei 14.434/2022, e pela Emenda Constitucional 127/2022.
O município se antecipou ao embate que ainda se trava no STF, e já assumiu previamente esse compromisso com essa categoria. Importante destacar que a concretização desses reajustes foi resultado do empenho conjunto do Poder Executivo, através da Secretaria de Saúde e do prefeito Koga, além do comprometimento dos vereadores que votaram para que o Projeto fosse aprovado em tempo recorde. “Fizemos uma reunião prévia com a Secretaria de Saúde e vereadores, e assim tomamos a decisão de concedermos esses reajustes com recursos próprios e não esperarmos o repasse do governo federal, que ainda não sabemos quando virá. Decidimos pela antecipação dos reajustes para garantir a valorização e o reconhecimento do incansável trabalho que esses profissionais realizam em nosso município”, destacou o prefeito.
Convertido em lei, esses reajustes beneficiarão 111 profissionais do quadro que receberão os reajustes retroativos.(5/2023).Um incentivo aos profissionais da saúde que incansavelmente trabalharam na linha de frente durante todo o período da pandemia contra a Covid-19, e continuam trabalhando e cuidando da saúde dos cajatienses.