A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizava patrulhamento pelo Bairro Paraíso Mirim, município de Iguape/SP, a fim de coibir e reprimir a prática de atividade de caça e demais infrações ambientais quando flagrou dois indivíduos saindo de uma trilha às margens da referida estrada, juntamente com vários cachorros.
Imediatamente foi realizada a abordagem policial, sendo localizado no bolso da jaqueta de um dos abordados, um recipiente plástico contendo chumbinhos para espingarda de pressão calibre 5.5mm.
Indagados sobre o que estavam fazendo no mato, informaram estar saindo de um sítio próximo e que utilizam a trilha para se deslocarem mais rapidamente.
Por conseguinte foi verificado que um dos infratores dispensou em meio à mata uma espingarda de pressão, quando percebeu a presença policial, sendo localizada a poucos metros de distância do local da abordagem a espingarda de pressão, marca Jade New, calibre 5.5 mm de cor preta.
Após os infratores serem identificados a equipe prosseguiu pela estrada e ao passar em frente da propriedade de um dos indivíduos, foi constatada uma área degradada recentemente, através da supressão da vegetação ilícita, na propriedade foi localizado ainda um animal silvestre abatido da espécie Tatu que foi abatido com a utilização da espingarda de pressão apreendida.
Diante do exposto, o abordado e os objetos apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde as demais providências cabíveis foram realizadas, sendo autuado o infrator responsável pela degradação e pelo abate do animal, infração esta totalizada em R$ 1.748,00 reais.