Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissões discutem segurança de bagagens de passageiros em voos para o exterior
José Paulo Lacerda/CNI Funcionários trocaram etiquetas para mandar drogas para o exterior As comissões de Turismo e de Segurança Pública da Câmar...
19/06/2023 13h51
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias

As comissões de Turismo e de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realizam audiência pública nesta quarta-feira (21) para discutir a segurança de bagagens despachadas em viagens para o exterior.

O deputado Bibo Nunes (PL-RS), um dos que pediram a realização do debate, lembra o caso de duas brasileiras que tiveram as etiquetas de suas bagagens trocadas no trajeto entre o Brasil e a Alemanha. "Ao chegarem ao destino, foram presas por tráfico internacional de drogas", relembra Nunes.

Continua após a publicidade

O parlamentar ressalta que, depois de despachadas, as bagagens estão sob responsabilidade do poder público, diretamente – por meio do Ministério de Portos e Aeroportos ou da Polícia Federal – ou indiretamente – por meio da concessionária aeroportuária. "Todos têm parte da responsabilidade sobre o que aconteceu com essas turistas", avaliou.

Continua após a publicidade

Por meio de imagens das câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo, a Polícia Federal identificou funcionários trocando as etiquetas das bagagens. Na ocasião, foram presos seis suspeitos de envolvimento com tráfico internacional de drogas.

Continua após a publicidade

"Já as brasileiras, presas injustamente no exterior, passaram mais de um mês encarceradas, até que fosse provada a inocência de ambas, por meio de cooperação jurídica internacional", recorda o deputado Coronel Meira (PL-PE), que também propôs a audiência.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, representantes dos seguintes órgãos e empresas, entre outros:
- Ministério de Portos e Aeroportos;
- Polícia Federal;
- Aeroporto de Guarulhos;
- Latam;
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A audiência será realizada no plenário 5 a partir das 15 horas.