Vale do Ribeira Cajati
Equipe da PM do Vale apreende armas e itens de caça ilícita
O acusado negou a prática de abate de animais de "caça", mas confirmou o porte de armas
14/05/2022 17h36
Por: Redação

A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira realizava uma vistoria em área degradada pelo bairro Moarama, em Cajati, quando visualizou vários “trepeiros” locais, dos quais são comumente construídos e utilizados por caçadores como armadilha “ceva” para espera e o abate de animais silvestres, todos abastecidos com alimento (milho e banana). Durante a vistoria não havia ninguém no local das armadilhas.

Em ato sequente, a equipe deslocou-se até a residência ao lado oposto da mesma estrada, onde foi localizado um indivíduo que após ser indagado a respeito das armadilhas, informou ser de seu conhecimento a existência das mesmas no interior de sua propriedade, mas não ser de sua autoria a construção e tão pouco a utilização.

Continua após a publicidade

Indagado a respeito do abate ilegal de animais silvestres dentro de sua propriedade e posse de arma de fogo, o mesmo negou a prática de abate de animais, entretanto informou possuir duas armas de fogo (Espingarda cartucheira) e munições. Em seguida se dirigiu a um barraco utilizado como galinheiro aos fundos da residência e apresentou a equipe uma espingarda cartucheira calibre 32; espingarda cartucheira calibre 36; 29 cartuchos de diversos calibres, frasco contendo pólvora, frasco contendo chumbo e espoletas.

Continua após a publicidade

Diante da negativa do infrator para posse de arma de fogo e munições, ele, juntamente com todos os objetos acima listados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Cajati, onde a autoridade de plantão tomou conhecimentos dos fatos e ratificou a voz de prisão em flagrante determinado a lavratura do Auto de Exibição e Apreensão dos objetos e BO/PC, com base no Artigo 12 da Lei 10.826/03 do Estatuto do desarmamento por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, permanecendo todos os objetos a cima descritos apreendidos pelo Distrito Policial.

Continua após a publicidade