O prefeito Geraldino Júnior anunciou, na quinta-feira 12/05, o início dos trabalhos operacionais na Av. Carlos Roberto de Paula para a instalação das câmeras de monitoramento OCR, que identificam os números das placas dos veículos que entram e saem da cidade. Com as OCR, será firmado convênio com o Governo do Estado, por intermédio da Polícia Militar, para o início do Detecta, programa de segurança pública que recebe as imagens das OCR e identifica eventuais problemas legais dos veículos.
“O Detecta é mais uma importante ferramenta na área da segurança pública em nossa cidade, uma vez que usa tecnologia de ponta e software inteligente na prevenção de ocorrências e, em caso de problemas, na elucidação dos casos”, afirma o prefeito.
O diretor do Departamento de Planejamento Urbano, Pérsio Almeida, e equipe estiveram na Av. Carlos Roberto de Paula na quinta 12/05, para análise dos locais e a logística de instalação da câmeras OCR, dos dois lados da avenida. “Todos os carros que entram e que saem serão identificados pela Polícia Militar. Estamos na fase de implantação do sistema e já conversamos com a PM, por intermédio do sargento Levi, para firmarmos rapidamente a parceria com o Governo do Estado e iniciarmos o Detecta em nossa cidade”, informa Pérsio Almeida.
Mais que um sistema de monitoramento inteligente, o sistema Detecta é o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências.