Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão promove debate sobre violência contra a pessoa idosa
Tomaz Silva/Agência Brasil Estima-se que 6 em cada dez brasileiros terá mais de 65 anos em 2050 A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa...
13/06/2023 11h16
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (14) questões relacionadas à violência contra a pessoa idosa. O debate foi solicitado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).

A deputada lembra que se comemora em 15 de junho o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea). A data busca garantir a proteção dessa população vulnerável às variadas formas de agressões.

Continua após a publicidade

No Brasil, dados do Disque 100 citados por Flávia Morais apontam que, em 2021, foram 37 mil notificações de violência contra os idosos, 29 mil delas sobre violência física. A maior parte das vítimas tem entre 70 e 74 anos, 68% são do sexo feminino e 47% dos agressores são os filhos.

Continua após a publicidade

Dados da ONU apontam que o Brasil é o País que envelhece com mais rapidez no mundo. Em 2050, a estimativa é que uma em cada seis pessoas no mundo terá mais de 65 anos.

Continua após a publicidade

"Por isso, é importante que o poder público esteja atento e crie cada vez mais políticas públicas efetivas e proporcionem a essa população condições para que a longevidade seja acompanhada por bem-estar, qualidade de vida, segurança e respeito", defende Flávia Morais.

Foram convidados, entre outros:
- a diretora de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Symone Bonfim;
- o médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache; e
- a médica e Coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, Karla Cristina Giacomin.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 12.