Pariquera-Açu ÍNDICES POSITIVOS
Pariquera-Açu não registra homicídios dolosos este ano
Latrocínios e roubos a bancos também estão zerados na cidade neste ano
29/05/2023 11h45 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação

Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, não registrou nenhum homicídio doloso nos quatro primeiros meses deste ano. Outros índices positivos de destaque foram os de latrocínios e os de roubos a bancos, que estão zerados desde o começo do ano na cidade.

Com a intensificação de ações de combate ao crime, como o reforço do policiamento com mais de 17 mil policiais militares diariamente nas ruas, é possível ver melhora não só nos índices criminais, mas também na produtividade policial, que cresceu em todo o estado, inclusive em Pariquera-Açu.

Continua após a publicidade
 

O município deteve 50 pessoas envolvidas com atividades criminosas. Esse número é 61,3% a mais do que no mesmo período em 2022, quando 31 pessoas foram presas ou apreendidas.

Continua após a publicidade

Também houve crescimento no número de armas retiradas das ruas, que passaram de duas para três no mesmo comparativo. Um veículo foi recuperado e restituído ao dono na cidade.

Continua após a publicidade

A Polícia Civil ainda instaurou 61 inquéritos policiais somente nos quatro primeiros meses do ano.

Outros dados criminais

De janeiro a abril, os estupros reduziram em um caso quando comparado com o mesmo período de 2022, passando de quatro para três registros.

Os roubos em geral permaneceram os mesmos, com seis boletins em cada ano.

Já os de carga e de veículo fecharam os quatro meses de 2023 com duas ocorrências. Em contrapartida, os indicadores não registraram nenhum caso em 2022.

Os furtos em geral apresentaram diminuição de 45 para 43 delitos no quadrimestre. Já os furtos de veículos foram de um para sete boletins no mesmo comparativo.

Operação Peri-Peri

Os números positivos são reflexos das atividades que as polícias de SP realizam diariamente para combater a criminalidade. Como exemplo disso, a Polícia Civil de Pariquera-Açu prendeu cinco pessoas, com idades entre 18 e 53 anos, e apreendeu um adolescente, de 15, durante a Operação Peri-Peri, deflagrada em fevereiro. O grupo fazia parte de uma organização criminosa destinada ao tráfico de drogas.

Após quatro meses de intensas investigações, foi possível identificar o bando com cerca de 12 indivíduos. Ainda foram encontrados os pontos de venda e armazenamento das substâncias.

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão domiciliar e sete mandados de prisão preventiva. Diversos celulares utilizados nos crimes, bem como anotações de contabilidade de tráfico de drogas, balanças de precisão e uma porção de crack foram apreendidos pela equipe policial.